Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
O Papado - 2000 Anos de História
Autor: Mendonça Ferreira
Editora:
Temas e Debates
Local: Lisboa
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2009
Idioma: pt
Volumes: 1
Páginas: 364
Disponível: Sim
«Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo quanto ligares na terra ficará ligado nos céus, e tudo quanto desligares na terra será desligado nos céus. (MATEUS 16, 18-19)

Ao longo dos seus dois mil anos de existência, o cristianismo sofreu perseguições, a tirania dos senhores feudais, a influência de famílias importantes, obrigando os seus seguidores a momentos de grande realce e a horas tormentosas.

Os duzentos e sessenta e cinco papas, de São Pedro a Bento XVI, e os trinta e nove antipapas viveram horas de glória e horas de sofrimento. Falar do cristianismo, dos bispos de Roma e depois dos papas sem focar a acção dos antipapas seria, no mínimo, alterar a verdadeira história, porque, se é certo que os antipapas, em certos momentos, fizeram perigar a Cristandade, a verdade e que a sua existência obrigou a Igreja a defender -se, a mostrar-se, a crescer e a evidenciar a sua Verdade, acima de tudo.

São esses dois mil anos, através dos seus representantes, mesmo dos ilegais, que se pretende trazer ao leitor, não como um tratado ou uma história, mas apenas uma
dos intervenientes de modo simples e de fácil consulta.