Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
O Senhor Cinco Por Cento
Autor: Ralph Hewins
Editora:
Texto
Local: Lisboa
Tipo: Livro
Idioma: pt
Páginas: 360
Disponível: Sim
A mais completa e correcta biografia de Gulbenkian - que, datando embora dos anos 50, por misteriosas razões nunca fora traduzida e publicada entre nós. É um retrato do homem, com todas as suas qualidades e todos os seus defeitos, suas virtudes e seus vícios, que se baseia no testemunho do seu filho, Nubar, e que não esconde nem disfarça alguns aspectos que podem ser considerados menos próprios ou edificantes.

Publicado originalmente em 1957, esta biografia autorizada tem acesso irrestrito às memórias intimas que Calouste Sarkis Gulbenkian escreveu para explicar a origem e evolução do império petrolífero que fez dele o «homem mais rico do mundo» em meados do século XX. Com uma objectividade simples e desarmante, revela a história daqueles cinco por cento que valeram a Gulbenkian o epíteto pelo qual ficou conhecido, «Senhor Cinco Por Cento», e o humor hábil com que analisava os estratagemas e acções dos magnatas do petróleo daquela época.

«Eu sei que a verdade nem sempre e apreciada por todos», escreveu, «mas isso não me perturbara». A integridade inabalável subjacente a este comentário ajuda a perceber o invulgar grau de afecto que ele inspirava aos sócios mais próximos e ao público, para quem o seu nome era uma palavra familiar. E certo que Gulbenkian nunca ambicionou a popularidade, e nada do que disse foi mais sincero que o seu célebre comentário: «A coisa mais preciosa que o dinheiro pode comprar é a privacidade.»

Poucos, porém, conseguiram resistir a prestar homenagem ao homem que teve a coragem e capacidade de fazer valer o seu talento contra o enorme poder de consórcios e governos, e sobreviver triunfalmente. Ele deteve uma posição de poder dificilmente igualável; obtinha tanto prazer com a concretização de um negócio como com a conquista de uma mulher bonita; era ao mesmo tempo caprichosamente mau e prodigamente generoso, um príncipe de conhecedores e um filho fiel da sua Igreja.
Nas páginas deste livro a sua personalidade enigmática confronta-nos, pois o autor teve a colaboração empenhada do filho do Senhor Cinco Por Cento, Nubar Sarkis Gulbenkian, cuja verdadeira proximidade do pai não foi afectada pelos conflitos superficiais entre ambos. Foi num tom de afectuosa confidência que ele disse:
«O meu pai não era um santo, não quero uma biografia branqueada.»
Não há branqueamento no consistente estudo do senhor Hewins.

Nuno Rogeiro considerou este um «livro interessantíssimo, que toca a todos nós»