Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
Soares d' Albergaria das Ilhas de Santa Maria e São Miguel
Autor: Eduardo Soares de Albergaria
Editora:
Dislivro
Local: Lisboa
Ano do Livro: 2009
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2009
Idioma: pt
Volumes: 1
Páginas: 474
Disponível: Sim
…"Ao longo do século da prosperidade travam, em permanência, o combate pelo progresso. Fundam associações para o fomento da economia e até chegam a intervir pontualmente em mercados de certos produtos agrícolas para estabilizar preços, a favor dos mais desfavorecidos. Participam de obras assistenciais. Patrocinam teatros, músicos, pintores, escritores. Criam jardins botânicos ao mais alto nível internacional. Dão um exemplo notável de civilização. As suas preocupações progressistas e o brilho com que vivem supera o da larga maioria das elites de província na Europa.
A tradicional ligação à administração pública que mantiveram contribuiu, decisivamente, para a ordem e o progresso dos Açores durante a lª República, em contraste com a crise profundíssima em que então se afundou o país.

E há quem diga que tal explica a antipatia pelo Estado Novo de parte das famílias tradicionais, privadas, pelo regime, da influencia e poder que tinham sobre a vida pública local, através, designadamente, dos votos das suas clientelas de rendeiros, afilhados, empregados, etc.

Ainda ate meados do Sec. XX continuam a estar presentes no plano dos investimentos e no do progresso empresarial.

Mas com o passar dos anos vão, inevitavelmente, perdendo poder e influencia.
E, quanto a muitas, reduz-se a consciência da ligação dos seus membros a um corpo comum e esbate-se o interesse pela sua realidade intemporal. O que é pena. Muita pena. O interesse pelos antepassados e pelas famílias antigas e o conhecimento da historia que por essa via se reforça, não podem senão ter valor positivo, face as tendências para o esquecimento de puros valores culturais sem relevância patrimonial.
A Genealogia não é apenas uma "ciência auxiliar da História". Auxilia, também, a permanência, na memória das famílias, de exemplos e valores... que, — mesmo contra tendências da época —, se não podem perder.

Felizmente esta tendência tem sido contrariada nos Açores por uma notável produção de estudos genealógicos e familiares. Somos hoje, certamente, a região portuguesa, sendo europeia, com a mais completa e abrangente cobertura genealógica. O começo do Séc. XXI tem sido de uma riqueza extraordinária.

E neste contexto que se situa o notabilíssimo estudo, no qual o Eduardo Soares de Albergaria, com a grande qualidade e o rigor a que já habituou os leitores, descreve agora esta família da qual descende por varonia.
Todos — primos ou não — lhe ficamos a dever e lhe agradecemos este serviço que, com tanto brilho, presta à família, à história, à cultura."

Do Prefácio do Dr. Augusto de Athayde