Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
Oficiais do Exército de Dom Pedro, Os
Autor:
Editora:
Guarda-Mor
Local: Lisboa
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2008
Idioma: pt
Volumes: 1
Disponível: Sim
Referências: 2.300
As Edições Guarda-Mor anunciam o lançamento de "Os Oficiais do Exército de Dom Pedro (1829-1835)" , edição fac-similiada da lista dos oficiais, coligida em 1835, e publicada nesse ano sem indicação de autor, sendo agora fixada e organizada por Manuel Amaral, que elaborou os índices dos regimentos e dos oficiais que os integravam.

No mês em que se comemoram 210 anos do nascimento de D. Pedro IV, evocam-se os mil quinhentos e quinze oficiais que o secundaram na conquista do poder para o liberalismo. De indubitável interesse, esta obra segue e conclui a primeira edição impressa do Guarda-Mor, "Os Oficiais d' El-Rei Dom Miguel", datada de 2002, ano em que se comemoravam os 200 anos do nascimento de D. Miguel.

O prefácio do coronel Américo Fernandes Henriques apresenta o enquadramento histórico em agiram os responsáveis pelo exército libertador, no ambiente de guerra civil que submergia o país, descrevendo-o de um modo empolgante, tal como já o fizera no capítulo da sua autoria em "Os Oficiais d' El-Rei Dom Miguel".

Para além do valor histórico dos dados que esta obra revela, "Os Oficiais do Exército de Dom Pedro" conta com elementos importantes para a genealogia, ao permitir-nos, através dos seus nomes, vir revelar teias familiares destes heróis vitoriosos que formariam alicerces na sociedade portuguesa pelo correr do intrincado século XIX.