Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
Famílias de Portugal
Editora:
Casa da Prova
Local: Lisboa
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2008
Idioma: pt
Volumes: 1
Disponível: Sim
Referências: 37
Jacinto Leitão Manso de Lima, Beneficiado da Sertã, um dos mais notáveis genealogistas do século XVIII escreveu em 52 grossos tomos deFamílias de Portugal, actualmente à guarda da Biblioteca Nacional, obra que é considerada um dos mais importantes Nobiliários portugueses, pela preocupação de rigor e profusão de referências detalhadas a documentos das chancelarias reais e dos registos notariais.

A leitura, verificação, organização do texto e índices foi feita por Nuno Borrego, autor de trabalhos fundamentais sobre fontes de interesse para a Genealogia, Heráldica e História em geral.

Este investigador dedicou-se nos últimos quatro anos à leitura da extensa obra de Manso de Lima e, tendo detectado ínúmeras gralhas e deficiências de interpretação na edição policopiada dada à estampa por um conjunto de investigadores nos anos 20 do século passado - que, além do mais, foi somente editada até ao Título de Noronhas, optou pela leitura nova de toda a obra, introduzindo correcções, emendas e fixando um novo texto de todos originais existentes na Biblioteca Nacional, contando com o apoio científico de um grupo de conhecidos genealogistas.

Como escreve Augusto Ferreira do Amaral no Prefácio, "Nuno Borrego é um dos mais notáveis genealogistas portugueses contemporâneos, com abundante obra publicada, não apenas linhagística, mas também de recolha, leitura, ordenação e publicação de extractos de factos obtidos a partir de fontes simples, que são decisivos para o conhecimento do passado genealógico, heráldico e histórico-militar dos portugueses.

A sua bibliografia impressiona e contém já obras incontornáveis para todo aquele que se dedique à investigação histórica a sério no nosso País.

Fica-lhe bem entregue a tarefa benemérita de editar em forma moderna a totalidade de um dos maiores nobiliários produzidos pelos nossos genealógicos – o célebre “Manso de Lima”. O serviço que presta à cultura assume tanto maior relevância, quanto o manuscrito (o único exemplar que se conhece) é de difícil acesso, suportado em microfilme de árdua decifração, e quanto a única edição até agora feita desta obra, por Frederico Perry Vidal, nas 2ª e 3ª décadas do séc. XX, ficara longe de completar-se, fora policopiada, graficamente rudimentar, em formato pouco cómodo para a consulta e restrita a umas dezenas de exemplares".

A publicação de Famílias de Portugal é um importante acontecimento editorial. Responde finalmente à preocupação de Júlio de Castilho, o famoso autor oitocentista que, olhando os numerosos volumes do manuscrito de Manso de Lima, «se confrangia por dia a dia se irem perdendo, sem achar quem os publicasse”, tal como refere Frederico Perry Vidal no estudo que elaborou sobre Manso de Lima e a sua obra.

As Edições Casa da Prova prevêem publicar este ano os primeiros cinco volumes desta obra, sendo os restantes dados à estampa durante o ano de 2009. Cada volume da presente edição corresponde a quatro tomos do manuscrito original, o que totalizará 13 volumes, a que se juntarão mais dois com os índices de toda a obra.

Com uma edição extremamente cuidada, cada volume terá o formato de 17x24 cm, será encadernado em capa dura e terá entre 900 e 950 páginas. A tiragem inicial será de 300 exemplares e o preço de cada volume é de 50 €.

O 1.º volume compreende os seguintes títulos genealógicos:

Abelha – Abelho – Aboim – Abrantes – Abreu – Acciaioli – Afonso – Aguiã – Aguiar – Águila – Aguilar – Alenquer – Alarcão – Albernoz – Albuquerque – Alcáçova – Alcobia – Alcoforado – Aldana – Almada – Almendra – Alpoim – Almeida – Alte – Altero – Alvarenga – Alvarado – Alvarinho – Alvelos – Álvares – Alvim – Alvo – Amado – Amador – Amaral – Ambrões – Amorim – Ampurias – Andeiro – Andrade – André – Angel – Anaia – Antas – Aragão – Aranha – Araújo – Arca – Arêde – Arellano – Arez – Arnaut – Arraes – Arruda – Artiaga – Asures – Astúrias – Ataíde - Atouguia

A obra é prefaciada pelo Dr. Augusto Ferreira do Amaral