Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
Família da Beira Alta, Uma - Pinho e Seixas da Gama
Autor:
Editora:
Genealogistas Associados
Local: Lisboa
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2008
Idioma: pt
Volumes: 1
Páginas: 364
Disponível: Sim
Apresentação de Rui do Amaral Leitão:

O presente texto é uma obra colectiva que resulta de um trabalho de equipa, como aliás devem ser os trabalhos científicos neste domínio, de alguns descendentes do magistrado António de Pinho Rebello e Seixas da Gama, considerado como tronco nesta dedução genealógica.
O tecido sociológico que emerge da laboriosa e quase exaustiva identificação da descendência desta “homem bom” de Sabugosa é uma matriz espácio-temporal que merecia uma investigação aprofundada, quiça de cariz universitário, enquanto padrão referencial da estrutura económica e sócio-cultural do país nas três últimas centúrias, onde é evidente uma forte coesão social que hoje parece em vias de extinção.
Para a concretização deste projecto muito concorreram as informações pontuais generosamente oferecidas por alguns parentes e por genealogistas com trabalhos afins. Deve todavia destacar-se o relevante contributo de José Paulo Camacho Fernandes da Bandeira de Figueiredo e ainda os de D. Maria Elisa de Lemos Figueira, David Jorge de Sousa Pais Ferreira e Diogo Manuel de Paiva e Pona Cardoso dos Santos. De autoria de António de Sampaio Pinho é o estudo que desenvolve a linhagem de Aleixo Rebelo de Pinho que, com fundadas razões devidamente explicitadas, se estende poder ser entroncado nesta família.
Para facilitar a abordagem das múltiplas personalidades e gerações que nesta obra se cruzam e articulam, decidiram os autores complementá-la com um Índice Onomástico que, com as abundantes e laboriosas Notas e a Bibliografia, completa este trabalho que esperamos venha merecer o interesse dos estudiosos e do público em geral.
Uma nota especial de agradecimento ao Prof. Doutor Eduardo Arantes e Oliveira pelo valioso prefácio com que honrou este livro e também ao Eng. Gonçalo Ferreira Bandeira Calheiros, do histórico Paço de Fráguas, autor magnífica ilustração que muito valoriza a capa.
O coordenador apenas poderá reinvidicar para si o impulso inicial que levou a esta congregação de esforços.
Tudo o resto resulta da capacidade pesquisa e do árduo trabalho de análise, tratamento e sistematização de dados, exemplarmente assumidos pelos referidos co-autores.