Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
Mosteiro de São Vicente de Fora, O
Autor:
Editora:
Livros Horizonte
Local: Lisboa
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2008
Idioma: pt
Volumes: 1
Páginas: 112
Disponível: Sim
O Mosteiro de São Vicente de Fora tem a idade de Lisboa. Começou por ser cemitério dos primeiros combatentes e ermida de Nossa Senhora da Enfermaria - luto e esperança de uma nação que intenta concentrar-se.
A presente obra é leitura de espaços, decorações e evocações, que dão testemunho do nosso caminhar ao longo dos séculos.
A símbolo tão forte e antigo o autor entendeu associar a simplicidade descritiva e a nitidez da ordenação cronológica.
Esta obra, condensando toda a investigação relevante anterior, constitui guia obrigatório para todos os visitantes.

A produção literária de José da Felicidade Alves é ampla e variada. De entre as publicações de natureza teológica e pastoral avultam: Católicos e Política (1969), Pessoas Livres (1970), É preciso Nascer de novo (1970) e, sobretudo, Jesus de Nazaré (Livros Horizonte, 1994). Foi também em Livros Horizonte que publicou a extensa bibliografia premiada pela Academia Nacional de Belas Artes, que o fez académico em 1994. Redigiu uma série de estudos originais sobre o Mosteiro dos Jerónimos (três volumes publicados entre 1989 e 1994); coordenou e anotou a colecção «Francisco de Holanda» (seis obras entre 1984 e 1989) e a colecção «Cidade de Lisboa» (cinco obras, entre 1987 e 1990). O Mosteiro de São Vicente de Fora figura na lista dos trabalhos que José da Felicidade Alves deixou concluídos e que agora se publica.