Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
D. Sebastião - Rei de Portugal
Autor:
Editora:
Esfera dos Livros
Local: Lisboa
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2008
Idioma: pt
Volumes: 1
Páginas: 392
Disponível: Sim
Poucas vezes uma vida tão breve, como foi a do rei D. Sebastião, suscitou tanto interesse e controvérsia. Viveu apenas 24 anos, mas ficou para sempre na memória colectiva dos portugueses.

Antes de tornar-se um mito, D. Sebastião foi criança, adolescente e homem. Este livro conta-nos a vida íntima deste homem de ar melancólico e saúde precária, inserido no contexto histórico em que viveu. Educado por Jesuítas que lhe formaram a personalidade. foi rei aos três anos. O seu pai faleceu duas semanas antes do seu nascimento, e a mãe, D. Joana de Áustria, abandonou-o em tenra idade para regressar a Castela.

D. Sebastião era um homem obstinado pela guerra e dominado pelo fervor religioso, acreditava que seria o capitão de Cristo numa nova cruzada contra os mouros do Norte de África. Assim que obteve a maioridade, começou a preparar a expedição militar. O que aconteceu no encontro. no Mosteiro de Guadalupe, com Filipe II de Espanha, em que este se recusou participar naquilo que considerava ser urna loucura?

Em 1578 partiu para África. Desapareceu, envolto em mistério. na trágica batalha de Alcácer Quibir, onde o exército português foi esmagado pelo sultão Ahmed Mohammed de Fez. Terá morrido no campo de batalha? Foi feito prisioneiro? A sua morte, sem deixar herdeiros, levou à anexação de Portugal por Filipe II de Espanha. Porque não se casou este jovem. tão pretendido pelas casas europeias?

Antonio Villacorta Bafios-García, num ritmo empolgante, apresenta-nos a vida de D. Sebastião, O Desejado. e lança perguntas- sobre esta misteriosa personagem da História de Portugal. Serão os ossos que estão depositados no Mosteiro dos Jerónimos de D. Sebastião? Porque não realizar um teste de ADN aos restos mortais do monarca?