Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
Rebelos de Oeiras, Os
Editora:
Edição do Autor
Local: Viseu
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2008
Idioma: pt
Páginas: 88
Disponível: Sim
Da autoria do conhecido genealogista António de Souza-Brandão, a obra que agora divulgamos intitulada “Rebelos de Oeiras nos distritos de Viseu e Aveiro” em cuidado arranjo gráfico e ilustrações a cores –é uma monografia familiar, de índole genealógica que principia nos finais do século XVII e incorpora a varonia dos condes de Prime e dos Viscondes de Marzovelos.

Procedente de Oeiras, a história desta família desenvolve-se a partir da figura de um capitão de navios, natural do Espargal, que casa no Brasil com uma jovem e afortunada carioca.
Triunfando financeiramente, regressa a Portugal e investe parte da sua fortuna na aquisição de bens de raiz, tendo comprado no lugar de Laveiras, entre Caxias e Paço d’ Arcos, a magnífica Quinta do Lagoal, junto à Linha de Cascais, que iria converter-se numa das residências mais emblemáticas da sua opulenta família e vem sendo objecto da atenção de vários artistas e de autores, como Anne de Stoop, em “Quintas e Palácios dos Arredores de Lisboa”, Branca de Gonta Colaço e Maria Archer no seu livro “Memórias da Linha de Cascais”.

Um dos seus netos, garboso oficial do Exército, casa com a jovem baronesa de Prime, herdeira de avultada fortuna, tornando-se senhor da aprazível e encantadora Quinta de Marzovelos, nos arredores de Viseu, e da imponente Casa do Cimo da Vila, a “mais grandiosa e apalaçada” daquela cidade, que foi de palco de algumas das mais belas reuniões da alta sociedade local, a que a Rainha D. Amélia assistiu por mais de uma vez.

Entretanto, outro neto do citado oficial de Marinha mas desta feita protagonizado pela figura de uma senhora, conjuga o seu destino com uma notável personagem, herdeiro da casa senhorial denominada da Murtosa, em terras de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.

Depois, é a notícia de toda a descendência destes dois irmãos até à actualidade, com as suas naturais oscilações mas quase sempre em perfeita estabilidade ou ascensão social, a cruzar-se com famílias como os Souza Brandão, O’Neill, Mello Breyner, Serpa Pimentel,. Bandeira de Melo, Mendes Ribeiro, Geraldes Barba, Silveira e Lorenas, Teixeira de Sampaio e Correia da Silva de Sampaio.