Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
Antigos Alunos do Colégio São João de Brito
Editora:
Dislivro Histórica
Local: Lisboa
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2004
Idioma: pt
Volumes: 1
Páginas: 1110
Disponível: Sim
Referências: 7.862
Em 1947, a Companhia de Jesus abre a uma pequena turma um novo colégio em Lisboa. Mais de 50 anos passados, com este livro, quis a Associação de Antigos Alunos referir todos os que foram, em algum momento do seu percurso, alunos do Colégio. Para a sua organização, foi a informação recolhida nos 47 anuários publicados, na memória dos funcionários do Colégio, na colaboração de centenas de Antigos Alunos e em vários livros e documentos.

O Catálogo está organizado alfabeticamente pelos apelidos do pai. Foi a forma que encontrada para "juntar" pais e filhos, primos e outros familiares. Todas as outras soluções, porventura de melhor consulta, teriam a desvantagem de separar parentes. No entanto, em casos pontuais, aparece um apelido conjunto, tal como eram conhecidos no colégio, ou como se identificam actualmente. Tal como constavam dos anuários, são incluídas as datas de nascimento, às quais se junta o local, o nome dos pais, o número e o ano em que entraram para o colégio e o ano em que o frequentaram pela última vez. Finalmente, consta também a sua formação e profissão e um contacto de e-mail.

O Catálogo refere alunos inscritos de 1947/48 a 1997/98 (ano do 50º Aniversário) e saídos até ao ano lectivo de 2001/2002, inclusive.

Também inclui histórias vividas pelos laureados com o Prémio José Carlos Belchior (instituído pela Associação de Antigos Alunos, este prémio distingue antigos alunos que, por se destacarem na vida social, empresarial, científica ou religiosa, são para todos um exemplo de serviço aos outros). Histórias do passado que fazem perceber o presente, e figuras do presente que nos contam aventuras passadas.