Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
História da Música Militar Portuguesa
Autor:
Editora:
Tribuna da História
Local: Lisboa
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2008
Idioma: pt
Volumes: 1
Páginas: 168
Disponível: Sim
Obra pioneira sobre a História da Música Militar Portuguesa, o presente estudo aborda a função da música na instituição militar, dese o seu carácter estritamente prático à dimensão artística, bem como a evolução da organização e do instrumental dos agrupamentos musicais das forças militares e de segurança.

Na transição da Idade Média para a Idade Moderna, o aparecimento das armas de fogo revolucionou a forma de fazer a guerra e a organização militar recorreu à música dos tambores e clarins, não apenas pelo seu efeito psicológico mas também para desempenhar uma verdadeira função operacional na transmissão de ordens e na coordenação das manobras tácticas. No século XVIII, a estética do absolutismo influenciou também a constituição e a função dos agrupamentos musicais militares. Já no século XIX, com o liberalismo, a música militar estabeleceu um contacto mais próximo com a sociedade civil.

Este estudo aborda igualmente a condição dos músicos e o importante papel que desempenharam na metrópole e nas antigas colónias, na divulgação e no ensino da arte musical. Os músicos militares criaram uma verdadeira escola de instrumentos de sopro, que foi marcante na música clássica e, mais tarde, na música ligeira.