Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
Transferência da Capital e Corte para o Brasil, A
Editora:
Tribuna da História
Local: Lisboa
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2007
Idioma: pt
Volumes: 1
Disponível: Sim
Em Novembro de 2007 celebram-se os 200 anos da transferência da Capital portuguesa e da Corte para o Brasil. Operação histórica que à época salvou a Independência de Portugal, o seu Império colonial e a sua Marinha, numa acção de grande imaginação, audácia e demonstração de capacidade nacional. A evacuação de quinze mil cortesãos, magistrados, funcionários, artífices, arquivos, bibliotecas, etc. tomou de certeza o todo-poderoso Napoleão e espantou a Europa de então. A localização da Capital no Brasil, com a presença do Rei, Corte e todo um aparelho burocrático e cultural, além de criar um pólo de evolução política, legislativa e social acelerada, permitiu consolidar as fronteiras e a coesão do que viria a ser a Nação brasileira.

Este livro foi construído com a colaboração de historiadores brasileiros e portugueses, reflectindo a gigantesca tarefa que marcou as duas sociedades.