Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
Meninos da Luz - Quem é Quem
Autor:
Editora:
Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar
Local: Lisboa
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2006
Idioma: pt
Disponível: Sim
O Colégio Militar é uma instituição única na sociedade portuguesa por três razões. Primeiro é uma situação com mais de 200 anos que só por si atesta bem a forma como soube evoluir e adaptar-se às mudanças que marcaram tão intensamente os últimos dois séculos da história do nosso país e do mundo em que se insere. Segundo, é uma das mais antigas instituições de ensino secundário e a que melhor soube desenvolver um espírito do corpo sem paralelo na nossa sociedade. Terceiro, ilustra de forma exemplar o contributo da instituição militar para com a sociedade civil ao nível do que há de mais essencial para o futuro do país: um ensino académico e desportivo sem igual, enquadrado por referências de ética, liderança e disciplina ao serviço de uma formação vocacionada para preparar jovens de hoje para competir no mundo de amanhã. Por isso, num contexto internacional tão incerto e perigoso como o actual, em que a instituição militar no sentido mais lato e mais nobre do termo - é tão essencial à segurança do próprio modelo sociedade aberta em que vivemos, o Colégio Militar ganha um sentido que apenas a moda dos tempos não permite visualizar devidamente.

A publicação do Quem é Quem dos antigos alunos do Colégio Militar retrata bem a diversidade das pessoas que instituição soube formas, só possível no quadro de excelência que o Colégio representa. Retrata igualmente forma como os antigos alunos souberam inserir-se nos mais diversos domínios da sociedade portuguesa, do literário ao científico, do público ao privado, do civil ao militar - e aí deixar a sua marca, quantas vezes inconfundível.

Meninos da Luz - Quem é Quem - aparece num momento particularmente oportuno. Uma instituição como O Colégio Militar, mais do que uma herança do passado é uma garantia do futuro. Mas uma garantia que só preservação dos valores em que se fundamenta, que são permanentes, permitirá salvaguardar.

Além de uma resenha histórica, inclui a listagem completa dos alunos entre 1803 e 2005, referindo o ano de entrada e de saída e nome completo, e índices por Apelido, por ano de entrada e por regiões.