Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
Das Invasões Francesas à Corte no Rio de Janeiro (1807-1821)
Autor:
Editora:
Imprensa Nacional-Casa da Moeda
Local: Lisboa
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2008
Idioma: pt
Volumes: 1
Páginas: 236
Disponível: Sim
As 126 cartas que agora se publicam, sob o título genérico de Correspondência Luso-Brasileira, abrangendo o período compreendido entre 1807 e 1823, constituem uma importante fonte para o estudo de uma época crucial da história de Portugal e do Brasil. Trocadas entre membros das famílias Pinto da França e Garcez, estas cartas fornecem-nos uma visão inestimável dos grandes acontecimentos daquela época, que os seus autores testemunharam ou em que se empenharam activamente.

Neste 1º volume publicam-se 67 cartas, grande parte das quais dirigida por Luís Paulino d' Oliveira Pinto da França ao seu sogro e aos cunhados da família Garcez. As primeiras cartas reportam-se à resistência às Invasões Francesas, nas quais Luís Paulino assumiu um papel de relevo. Com a sua chegada ao Brasil em 1813, segue-se um impor¬tante conjunto de cartas relativas à vida na Corte do Rio de Janeiro. As festas palacianas, as intrigas políticas e o jogo de influências perpassam por esta correspondência, de mistura com os primeiros sinais de mudança, materializados com a revolta de Pernambuco em 1817. As últimas cartas são datadas da Bahia, onde Luís Paulino residia quando ocorreu a revolução liberal do Porto em 1820, que veio a ser secundada em Salvador e no Rio de Janeiro, desencadeando um processo de transformações políticas em que esta família, distribuída pelos dois lados do Atlântico, se verá envolvida.