Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
Portugueses na Etiópia (1490-1640), Os
Autor:
Editora:
Campo das Letras
Local: Lisboa
Tipo: Livro
Ano da Edição: 2008
Idioma: pt
Volumes: 1
Páginas: 600
Disponível: Sim
Desde o longínquo século XII que os europeus procuravam o mítico reino do Preste João. Talvez nunca o tenham encontrado, mas o certo é que a documentação portuguesa dos séculos XV, XVI e XVII sempre se referiu a Etiópia como o chamado reino do Preste João.
Este sonho foi sempre acarinhado e mitificado desde o início da expansão portuguesa. A ele se referiram o Infante D. Henrique e o Infante D. Pedro. A ele se dedicou D. João II. Por ele se esforçou D. Manuel. Por ele trabalhou D. João III. Só D. Sebastião se dedicou a outros sonhos, em detrimento do que pensavam os seus antecessores.
A expansão portuguesa ía revelando um novo mundo que cada vez se agigantava mais, acentuando as nossas fraquezas e debilidades. Portugal não tinha qualquer possibilidade de domi¬nar ou de controlar a maior parte das regiões que conheceu.
Também a Etiópia estava demasiado longe e era pouco aces¬sível. 0 Preste João foi um mito que do século XII ao século XVII se foi dissipando. Neste processo foi acompanhado por uma Etiópia que também foi mito e esperança, para acabar em desilusão e isolamento.
Quando os mitos se materializam nem sempre tomam a forma que mais desejaríamos. Ou então, o mito vale por si próprio. Quando se dissipa, perde o encanto. Talvez porque a beleza de um mito é sempre superior a da realidade.