Biblioteca Genealógica de Lisboa    
Home
Arquivos Bibliografia Biografias Costados Dicionários Direito Ex-Libris Genealogia Geografia Heráldica História Instituições Memórias Metodologia Monografias Nobiliários Onomástica Património Periódicos
Autores Casas Instituições Famílias Lugares Obras Pessoas Títulos e Cargos
 
Obras Autores Famílias Pessoas Notícias
Inauguração da Biblioteca Genealógica de Lisboa
Todas as cidades deveriam ter centros de informação bibliográfica sobre as suas famílias. Outras capitais têm.

As famílias de Lisboa são as que cá estão desde sempre e as que vieram e aqui ficaram, as que vieram e se foram, as que acabaram e as que continuaram até hoje, as que aqui tiveram passado e as que por cá projectam o futuro. Todas as famílias que preencheram as casas de Lisboa e chamaram as ruas de suas. Mas na nossa cidade nunca houve um espaço que reunisse especificamente a colecção de livros que se foram escrevendo sobre a história das "linhagens alfacinhas". Onde se concentrasse a informação sobre os nomes, as biografias e as ligações familiares dos lisboetas.

Os lisboetas terão a partir de dia 12 de Junho uma biblioteca pública que é dedicada à sua genealogia. A Biblioteca Genealógica de Lisboa fica em Santos-o-Velho, no nº 102 da Calçada Marquês de Abrantes. No coração da Lisboa ribeirinha. O acesso ao público e o local, bem servido de transportes e próximo de estacionamento, é convidativo para se vir a passar tempos de busca e recolha de informação sobre as gentes que fizeram e fazem de Lisboa a grande cidade em que vivemos. Um centro de dados, um guardião da memória familiar da cidade, pronto a partilhar a sua sabedoria.

Felizmente abundam obras que interessam à genealogia dos lisboetas. As principais encontrar-se-ão na Biblioteca Genealógica de Lisboa. Compreensivelmente os livros e publicações que a compõem não se confinam ao tema da genealogia da cidade, pelo que quem fôr consultar esta biblioteca encontrará muitos volumes direccionados para toda a genealogia portuguesa, europeia e brasileira e para a dos luso-descendentes presentes nas sete partidas, pois o mundo também é a vocação da nossa capital. Uma boa colecção de história da cidade, e de outras ciências que auxiliem a genealogia, vem encorpar esta biblioteca que irá crescer em tamanho, posto que a avidez de informação é inesgotável para quem queira saber sempre mais.

Estará também disponivel, em suporte informático, uma base de dados genealógica de Lisboa inédita, assente nos registos paroquiais da cidade, com um terminal de acesso para quem queira pesquisar.

A Biblioteca Genealógica de Lisboa pretende ser um incentivo para os curiosos e uma alavanca para os estudiosos que queiram debruçar-se sobre a apaixonante ciência da Genealogia. Estará aberta ao público todos os dias das 10h00 às 20h00.